quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Desenho antigo.


Ontem eu estava vasculhando meus cds de backup e achei esse desenho antigo do Vitral. Acho que ele já tem uns dois anos e foi um dos últimos desenhos que pintei à mão com aquarela. De lá pra cá nunca mais pintei com tinta, só uso o PC. Até fiquei com saudade de usar os pincéis e as tintas, mas eu dei todos os meus materiais para meu irmão mais novo usar, ele está fazendo um curso de arte e como eu não estava mais fazendo pinturas à mão resolvi passar tudo pra ele, dei as aquarelas importadas, os lápis de cor, as folhas de aquarela e os pincéis. Agora eu prefiro a tablet, ela acaba sendo mais econômica , também não faz sujeira e já fica pronto pra enviar para a editora. Pra desenhar eu ainda uso as folhas e depois escaneio, mas todo o resto faço no PC. Por falar em PC, tô amando o notebook! Eu instalei o Windows 7 nele e ficou ótimo, o único problema foi que tive que baixar drivers novos para ele aceitar a tablet e o scanner. Também tive problemas com o Photoshop CS4, ele não habilita a pressão da  pena da tablet de jeito nenhum e eu acabei voltando ao CS3. Bom, aí tudo ficou perfeito e nós estamos contentes com o novo filho. Em breve vamos por internet nele e aposentar o PC mais velhinho. A Soni pensou em colocar mais memória e ver se ele fica melhor, vamos ver se dá certo. A única coisa chata que aconteceu foi que um dos cds de backup quebrou, não sei como, já que guardamos todos muito bem, mas acabei perdendo alguns desenhos que fiz do Vitral e precisei fazer tudo de novo. O bom é que aproveitei pra dar um capricho a mais, mas é horrível perder dados! Estamos até pensando em comprar uma HD externa pra guardar tudo ao invés de cds, acho que assim vai ser mais seguro.
No momento eu estou aguardando notícias do editor sobre o Vitral, estou ansiosa pra ver o volume dois nas bancas. Pena que acabei atrasando o mangá, era pra ter saído em outubro, não deu infelizmente. O jeito é esperar mais um pouquinho e ir trabalhando pro volume três não atrasar como o volume dois. Eu tive momentos de estresse quando vi que o mangá ia ficar atrasado, fiquei igual ao Tamaki no canto da sala e a Soni me ajudou desenhando 11 páginas do Vitral. Em troca eu arte finalizei umas páginas pra ela depois, fiz a reticulagem de seis páginas do Príncipe do Best Seller e arte finalizei a página onde os novos príncipes aparecem. Aft! Eu levei o dia todo pra fazer a página! Era muito aluno junto... Mas eu gostei de participar da criação de um dos príncipes, fiz o príncipe negro Custódio. Ele é inspirado num príncipe africano que existiu de verdade e que morou no Brasil na época da escravidão. Não fiz a personalidade dele, isso ficou por conta da Soni. Os outros príncipes criados pelos tomodachis ficaram lindos, confesso que me apaixonei por todos. Pena que o mangá é curtinho demais e não é possível explorar a fundo todos os príncipes. Cada um tem sua história e personalidade. Ah! Eu também não criei a forma bichinho do Custódio, mas ia ficar legal se ele fosse um leãozinho, eu acho... O estúdio ficou muito louco por causa dos príncipes novos, a Soni teve que colar todos os príncipes na parede pra não esquecer de nenhum na hora de fazer os quadrinhos. Desenhar muitos personagens juntos é muito complicado, no Vitral dá uma certa preguiça de arte finalizar quando todos   precisam aparecer juntos. Geralmente isso acontece quando é necessário fazer a visão geral, ou seja, além de todos estarem juntos é preciso desenhar cenário...O pior é que no Vitral eles são uma banda, aí tem o cenário e também os instrumentos musicais...tive a impressão de que desenhei mais nesse volume que no volume um. O instrumento mais chato de desenhar é a bateria, fiz uma pearl pro Higa, mas ela ficou meio estranha. Ainda não peguei o jeito desse instrumento, principalmente porque não tive muito contato com ele. Estou muito familiarizada com instrumentos de corda, como o piano, violão, guitarra e baixo. Visualmente falando, porque não toco nenhum deles, sei ler partitura e sei acordes e até fiz aula de canto, mas tocar mesmo, nada! A Soni sabe piano e violão, mas eu fiquei só observando ela ensaiar e acabei sem prática nenhuma. Aft! Não me dediquei o suficiente pra ser virtuosa.XD

12 comentários:

Takamura San disse...

Nossa Shiru-Chan, só você mesmo pra fazer um trabalho lindo desses com aquarela. Realmente o PC agiliza as coisas, mas ainda prefiro tudo que é manual, não é preconceito não, só gosto mesmo.

Adorei a ilustração, vou postar mo meu blog e falar um pouquinho do Vitral...

Kissus.

"Sinthia" disse...

Que lindo o desenho S2
Ainda estou esperando o wallpaper do Espectro XD

shirubana disse...

Obrigada, Takamura-chan e Sinthia. Nunca fiz aula de pintura e quando alguém gosta eu fico feliz. Ah! Eu já vou fazer os wallpapers, o Vitral 2 tá pronto e agora estou com tempo pra fazer mais ilustrações. Também estou querendo fazer uma pequena animação.^^

JoO disse...

Shiru-Chan, eu estou com um monte de lápis aquarela em casa mas não sei usá-los... você poderia fazer um tutorial ensinando??? a pintura deste desenhos esta bem proxima do que eu queria realmente fazer, mas não consigo chegar muito longe (e ainda borro tudo ¬¬)

No blog tem dois desenhos em aquarela, um inclusive no banner http://snc-by-joo.blogspot.com

Beijos beijos!!

shirubana disse...

Oi JoO, na verdade esse desenho eu fiz usando tinta aquarela. Eu não me dei muito bem com lápis aquareláveis.^^
Mas tudo que eu posso dizer é que para fazer uma boa pintura aquarela é preciso comprar materiais de qualidade, compre folhas específicas para pintura em aquarela. Canson não serve, use máscara e pincéis específicos também. Eu não fico pintando aquarela porque cada folha é muito cara, dez folhas A3 fica 100 reais. Por isso optei pelo PC, dá pra fazer efeito aquarela e não gasta muito. O bom de pintar a mão é que dá pra expor depois.

TheRainCloud disse...

Shirubana-sensei! Muito linda a sua ilustração..
Eu sei que é meio tarde pra comentar o primeiro volume, mas eu adorei o Vitral! (é que eu moro no sul, então demora pra chegar na banca u_u) Só que como eu já sou um pouco mais velha do que 16 anos, ne... minha praia é um pouco mais josei -q e o meu personagem preferido é o Higashi! *-* Ele influenciou grande parte da minha decisão de acompanhar o mangá!

Outra coisa.. Eu sou estudante de Letras na FURG, aqui em Rio Grande, e gostaria de fazer uma versão do Vitral em inglês. Ele poderia então ser postado no site Manga Traders para ser disponibilizado como download. É só uma sugestão, se você não curtir eu compreendo perfeitamente.

Abraço.
Verônica

Sandro Ricardo disse...

Po, gostei da arte, estava eu dando uma visualizada no blog e curti. Ainda nao li tudo nos textos mas pretendo ler!

Quando puder, visita o sociedadehq.blogspot.com

Abraço!

shirubana disse...

Obrigada Verônica, fiquei feliz por vc gostar do Higashi.^^ Eu adorei a ideia de traduzir, porém meu editor não deixa disponibilizar scan do Vitral e ele tem planos de publicar no exterior. Mas obrigada mesmo assim.^^ Eu gostaria muito que as pessoas de fora lessem também, espero que isso aconteça um dia.

Ah! Obridada Sandro, fique a vontade pra ler meu blog e ler o mangá, vou visitar sim o seu blog.^^Obrigada pela dica.

takai seika -primogenity manga (eu!) disse...

é complicado perder dados...outro dia perdi quase tudo shirubana sempai! soh me restou o q estava no pen drive. ai resolvi fazer uma nova fase dos meus mangas.e melhorou muito, cada fase q agente ultrapassa é otima.
eu gosto mais da arte da pintura no pc, e eu gosto muito d geito q vc pinta!
queria saber pintar os desenhos como vc.um dia me ensina algo?*...*
vc eh dimais, sera sempre minha sensei favorita ^^

bjos e boa noite. se esforce e to esperando o proximo vo,k de vitral! adoooorooooo o daiji!amo o muyami!
continue se esforcando sempai!

e se gostar de mim ler minhas postagens de vez em nunca me deixara muito feliz e ajudara muito a eu me tornar uma profissional como vc ^^

takai seika -primogenity manga (eu!) disse...

nossa, desculpa shirubana san!

o final do meu comentario pareceu coisa de idiota! nao escrevi direito XD
o q eu queria dizer eh q se vc visitar meu blog, me ajudara a ser feliz XD sei la, algo assim kkkk
pq vc eh minha sensei favorita!
e muuuito obrigada por me seguir ^^

bjos s2

takai seika -primogenity manga (eu!) disse...

tenho muito carinho pela pessoa que voce é e pela sensei que voce é!

parabens por vitral, eh genial e emocionante!

Lucy-hime-chan disse...

Caramba Shirubana-sama, que lindo! ^^
Ah, é a primeira vez que Lucy entrou no seu blog pelo pc! Caramba, o espectro é ainda mais bonito em cores!!! XD
kisus...