quarta-feira, 20 de março de 2013

Tutorial-como fazer retículas à mão!

Olá, minna-san! Hoje eu e a Soni resolvemos fazer um tutorial ensinando umas técnicas de reticulagem e efeitos à mão, porque muita gente não tem como usar o computador ou prefere fazer à mão mesmo. Comprar retículas japonesas verdadeiras é caro e difícil de conseguir e, às vezes, o mangaká iniciante nem tem PC para colocá-las digitalmente ou está aprendendo a usar o Photoshop. Por isso, é interessante fazê-las à mão, assim como as linhas de ação que eu já ensinei aqui no blog. São coisas simples que dão um efeito muito bom. Lembro que já usei muito e até ganhei segundo lugar no concurso da Desenhe e Publique Mangá com essas técnicas. Tudo manual.
Depois ensino a colocar os dots ( padrões de bolinhas) sem o uso de computador e retículas verdadeiras. Truques antigos que podem ser úteis hoje em dia.
Ikimasu!

Material necessário:
1- nanquim preto.
2- canetas nanquim descartáveis 0.1 ou 0.2
3- um pedaço de tecido tipo pano de prato cortado em quadrado de 6cmX6cm.
4- algodão.
5- linha ou barbante.
6- um pires pequeno.
7-papéis sulfite e papéis manilha ou pardo.
8- compasso.
9- escova de dente só pra uso artístico.

Com o tecido, barbante e algodão monte a trouxinha como mostra o desenho abaixo.
Molhe a base da trouxinha no nanquim que vc colocou no pires. Depois deposite a trouxinha sobre o desenho. Veja exemplo:
Tome cuidado para não borrar o desenho e cubra com papel manilha ou pardo as partes que não quer que a trouxinha passe. Dá pra criar muitos efeitos com essa técnica. Use a imaginação. Quanto mais pressionar a trouxinha mais escuro vai ficar o efeito.

Usando a escova de dente vc pode obter ótimos efeitos. Veja a figura abaixo de como usar.
Coloque as cerdas no nanquim. Antes de espalhar no papel com o dedo apertando as cerdas, tire o excesso  em outra folha para evitar respingos grandes de tinta. Muito cuidado ao usar porque essa técnica suja tudo ao redor por isso é importante proteger as partes que vc não quer borrar.
Dá pra fazer moldes com papel e borrifar com a escova em cima como na figura. Essa técnica também pode ser usada com tinta branca no fundo preto, fica lindo. Dá pra fazer estrelas, brilhos e tudo que vc imaginar.

Agora veja como fazer tales com a canetinha e o compasso. Veja abaixo como fica:
Esse desenho eu fiz bem grosseiro com caneta maior pra mostrar como fica. Desenhe dois círculos usando o compasso à lápis. Depois, vá fazendo pontilhados aleatórios. Faça bastante perto da linha à lápis e espalhe os pontos ao redor como na figura. Dá pra fazer outras figuras como flores e Hightlights. Quanto mais fininho os pontos, mais bonito e delicado fica.

Agora vamos ver alguns exemplos de preenchimentos usando a caneta. Primeiro desenhe à lápis uma figura igual a abaixo:
O azul é o lápis e o preto é a caneta nanquim. O efeito no quadrinho é esse:
Não reparem...eu fiz com pressa e sem capricho só pra ilustrar...XD. Mas quanto menor fizer e com bastante paciência ( que eu não tenho mais) fica fantástico. Também pode usar o efeito ao lado com redinhas.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado. Procurem também o tuto das linhas de ação à mão porque dá pra usar no fundo dos quadros e fazer muitos outros efeitos. Ganbare!

14 comentários:

Onçana disse...

Dicas brilhantes,querida! Vou experimentá-las, afinal, eu ainda faço toda a parte cinza dos meus quadrinhos na base dos lápis de desenho. Tem gente que enche o saco dizendo que sombreamento a grafite "não vale", vê se pode uma coisa dessas? Ok, não é usual, mas o resultado impresso também é muito bom!
Ah, nessa linha de efeitos que vc ensinou, também dá pra usar esponjas levemente entintadas,né?

shirubana disse...

Doumo arigatou, Onçana querida!^^
Acho que dá sim pra usar a esponja no lugar da trouxinha. Mas dependendo do tecido da trouxinha, podemos ter outros padrões bem interessantes.

Eu nunca usei o lápis pra fazer o cinza, eu usava a aguada, que é tinta nanquim bem diluída na água e pintada com o uso do pincel. Tbém ficava bacana!
Só na gambiarra!!rsrs
Bons tempos, né? hehehe

Matheus Freitas disse...

Muito legais essas opções, vou usar com certeza! XD

Lucy himeno disse...

Eu uso aguada de nankin porque o lápis mancha todo o desenho depois, por mais cuidado que você tenha... Deveria experimentar onçana!
Waa, não entendi como fazer o último padrão, sempre quis saber como era feito. O QUE EU MAIS QUERIA APRENDER À FAZER RENDINHAS! T^T
Vou tentar fazer a trouxinha também...

shirubana disse...

Que bom que foram úteis pra vc Matheus. Depois me conte se deu certo. Kisus!

Oi Lucy! Se vc comprar toalhinhas de mesa rendadas nas lojinhas de 1,99, dá pra fazer as rendas com a escova. Mas se vc for usar a caneta, desenhe a renda e vai pontilhando.^^ As rendas têm padrão, se vc conseguir imitar fica bonito.

O último padrão é feito a partir de um arabesco que vc tem que desenhar pra poder fazer os risquinhos dentro seguindo as curvas. Eu dei uma embolada no começo e errei um pouco! rsrsrs Mas tudo é treino. Kisus

Lucy himeno disse...

Valeu Shiru, vou comprar essas toalhinhas.Já tentei desenhar renda, é um desastre! :3 Sai todos de tamanhos diferente...
Como faz essas curvas, com curva francesa?

Takamura disse...

Valoroso este tutorial.
Estarei indicando no Estúdio.
Já usei e ainda uso alguns destes recursos. Abraços Sensei!
Takamura do blog: Tatsu Estúdio

shirubana disse...

De nada, Lucy! As curvas são feitas a mão mesmo, à lápis.^^

Oi Takamura! Obrigada, acho legal ensinar aos colegas mais novos nossos velhos truques! rsrs

caio019 disse...

Eu diria q o modo chuck noris de fazer reticulas no manga kkkk. Gostei bastante

caio019 disse...

Eu diria q o modo chuck noris de fazer reticulas no manga kkkk. Gostei bastante

Lucy himeno disse...

Eu tava procurando retículas adesivas pra comprar no mercado livre, mas nem achei T^T
Vocês deviam pedir pro amigo do Japão de vocês trazer algumas! :D
Mas.. Mesmo no Japão, elas são caras...?

Sandra disse...

Olá.
Muito interesante esse tutorial, me deu idéias maravilhosas para alguns trabalhos manuais. :)

Otome Soul (Larissa) disse...

posso fazer com uma renda?

Otome Soul (Larissa) disse...

da pra usar uma renda?