domingo, 10 de dezembro de 2017

Futago Estúdio completa 8 anos! Hora de desistir ou continuar?

Olá, amigos! Hoje o nosso estúdio completa exatos oito anos de vida! É uma data muito importante, pois não esperávamos durar tanto. rsrs Muita coisa aconteceu desde então. Muitos surgiram, tentaram, mas acabaram desistindo uns anos depois. Outros foram perdendo as forças e agora jogam a toalha. Mas nós permanecemos com a mesma vontade de 2009.
Lançamos nossos primeiros mangás em 2010, e continuamos produzindo nos anos seguintes. Fomos em vários eventos, ganhamos alguns prêmios, nossas obras foram para o Brasil todo e até em Bienais e grande livrarias! Coisa que a gente nem imaginava! E fomos aos poucos conquistando os leitores e a crítica, que achava que apenas fazíamos cópias e não passaríamos do primeiro volume, mas que com o tempo fomos mostrando que nosso trabalho é original e autêntico, mesmo mantendo a estética do mangá e seu gênero. 
Também conseguimos fazer com que o gênero Boys Love começasse a ser mais aceito e respeitado, uma vez que muitos achavam que esse tipo de obra não era digna de publicação e muito menos digna de estar numa estante e muito menos que brasileiros poderiam expressar suas ideias através desse gênero. Aos poucos o boys love nacional foi ganhando força e provando que as leitoras e leitores desse gênero não são fangirls que leem qualquer coisa que se diz BL, e sim, leitores exigentes como qualquer outro. ^^ Sempre prezamos aprender mais, melhorar nossa arte e roteiros para dar aos leitores algo melhor. 
Agora, pretendemos ir mais longe, porque não adianta nada ficar fazendo sempre o mesmo sem evoluir. Por isso, vamos produzir animes também! A princípio, sabemos que parece algo impossível ou muito caro e demorado, mas nós somos assim, não temos medo de coisas novas e nem de obstáculos! Porque o Brasil precisa de artistas que tenham coragem para fazer diferente, coragem pra não desistir e pessoas que não fiquem fazendo coisas apenas para ter visita e likes, e sim, de pessoas que queiram engrandecer a arte! Criar diversão para os leitores e fãs sem se preocupar com crises, obstáculos e pessoas que são negativas ou arrogantes. A vida é uma só e ela só vale a pena quando se faz algo para realizar sonhos! E levar sonhos para outras pessoas. 
Nós sabemos que é bem mais fácil desistir, olhar o horizonte e ver que o caminho é longo, tortuoso e cansativo e preferir ficar onde está. É mais fácil culpar os outros, a crise, a crítica, os leitores, as editoras e o mercado e não olhar pra dentro de si, de onde vem a força pra criar uma obra e mostrá-la. 
Alguns podem até menosprezar nossa trajetória, dizer que somos ridículas, ou que nossas obras não têm valor, rir do nosso sofrimento pela arte, mas a gente vai continuar mesmo assim. Mesmo que pareça que nossas vitórias são ínfimas, que tem "duas" lá que vivem de sonhos utópicos. Não vamos parar! Por quê? Porque nossa vontade é maior que a vontade dos outros de nos ver desistindo! Podemos até nem conseguir de fato, sabemos que a vida não é como nos filmes onde os heróis sempre vencem e vencem quando estão no pior momento, mas seguiremos. E tem gente que nos apoiam! Que nos colocam em pé e realmente torcem por nós porque gostam do nosso trabalho. E nós não somos pessoas que nasceram pra ficar olhando os outros conseguirem, nós queremos fazer parte das conquistas também! Com muito sonho, um pé na realidade dura, mas sempre seguindo em frente! 
Que venham mais oito anos! Agradecemos a todos que nos apoiam e esperamos um dia retribuir esse carinho que recebemos! ^^

domingo, 8 de outubro de 2017

Inktober2017! Dia 8! Tema torto!

Hoje eu fiz o desenho para o dia 8 do Inktober 2017. Este é Muyami, pai de Daiji no mangá Vitral. Ele é um homem de caráter torto. Por isso desenhei ele para o tema. Muyami não está com seus óculos habituais, aqui ele usa óculos aviador. Os temas do inktober são muito complexos para criar algo criativo. No caso de Torto, fiz com significado de pessoa sem caráter bom. De fato Muyami é uma personagem que maltrata seu filho e durante sua vida ele passou por cima de muitas pessoas para chegar a ser um mega-astro. Ele não joga limpo na aposta que fez com Tsumi no mangá. Muyami além de ser lindo e talentoso, ele é torto.^^ É isso, espero que gostem.


sábado, 7 de outubro de 2017

Inktober 2017! Dia 7! Tema tímido.

Hoje é o desenho do dia 7 do Inktoer 2017 com o tema Tímido. Fiz o desenho com a pena saji e fiz o cabelo do Tsumi às pressas senão não ia conseguir postar e por isso ficou mal feito. Mas a cena é Daiji como sempre querendo fazer coisinhas com Tsumi e ele fica tímido. Espero que gostem! Até amanhã!


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Vitral no Inktober 2017!

Olá leitores queridos. Eu resolvi participar do Inktober 2017 e vou colocar aqui os desenhos que fiz e os que farei durante o mês todo seguindo os temas da lista. Mas vou usar os personagens do mangá Vitral para desenvolver os temas. Comecei no dia cinco porque não deu pra fazer os quatro primeiros desenhos. O primeiro desenho são Daiji e Tsumi com o tema longo, fiz um longo beijo, long Kiss e o segundo fiz Chou que é espectro do Vitral e seu servo Hane. O espectro não usa espadas, mas criei duas pra ele. Espero que gostem! Ah! Em breve Vitral 8 estará na loja do Futago! Fiquem de olho! Vamos fazer um pacote com o Vitral Neko 3, Vitral 8 e Garoto X 1! Entre aqui para adquirir seus exemplares com brindes!


 6º dia-inktober2017- Espada 


 5º dia-inktober2017- Longo 

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Capa do volume 8 de Vitral! Vitral Neko 3 e Garoto X com DVD!

Aqui está a capa do volume 8 de Vitral! Eu tinha feito outro desenho, mas acabei gostando mais desse. Levei um tempão pra fazer a capa do volume 8 porque minha mesa digitalizadora morreu e tive que esperar para comprar outra. Quando a nova veio fiquei resolvendo outros problemas e acabei deixando a capa de lado por um tempo. Nesse meio tempo resolvi sair da HQM para produzir por conta própria. Desfiz meu contrato apesar de gostar muito da editora e ser muito grata. Porém o mercado de quadrinhos esfriou muito desde 2015, e em 2017 ele realmente ficou ruim e travou. Não sei quando isso vai melhorar, deixei pra lançar o volume oito só agora pra ver se as coisas já deram uma melhorada e não deixar a série sem continuação. O objetivo da obra Vitral sempre foi ir até o fim e vou fazer isso. Espero que gostem da capa! Também vou fazer uma promo animada como brinde igual a promo do Garoto X que estamos fazendo. eu já comecei a promo faz um tempo, mas como fiquei sem a mesa acabei deixando ela também. Vou retomá-la!
Ah! Vitral Neko 3 já está à venda. Clique aqui para adquirir o seu! Custa  apenas 5 reais e tem brindes!

Esta é a capa do volume 3 de Vitral. Deu um trampinho fazer os cachos de Jade rsrs Mas eu adoro essa planta. A cor das flores é incrível e eu queria fazer igual, mas a gráfica nunca vai reproduzir a cor que eu queria. Ultimamente eu tenho feito desenhos com cores vibrantes, muito brilhantes. Mas fica assim só no RGB, no CMYK perde todo brilho.
Junto com o Vitral estamos lançando o mangá Garoto X. Eu e a Soni resolvemos cancelar o volume pela Editora Power porque a pré-venda não foi boa e achamos que a editora ia ficar no prejuízo se fizesse o impresso. E assim o volume vai sair pelo Futago Produções mesmo. Colocamos mais páginas e brindes legais como um DVD com a promo animada.

Esta é a capa do DVD Secret Mind Garoto X. A promo começa com uma pétala de rosa caindo e ela se transforma no sangue do logo. Depois os personagens vão aparecendo. O Dr Ellie está muito sexy na promo.XD Total delícia mesmo! rsrs Veja uma parte do DVD!


Até mais!!!

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Tutorial- Balonagem! Como, onde e quando colocar os balões nas páginas do seu mangá!!

Hoje vou passar pra você a técnica da balonagem nos mangás. A princípio, parece muito fácil, é só fazer um balão e colocar a letra dentro, certo? Errado! Então assista nosso novo vídeo e veja se está fazendo certo ou errado! Nós usamos como exemplo algumas páginas do mangá Garoto X que já está a venda na loja da Editora Power! Quem adquirir na pré venda vai ganhar um brinde super bacana! Visite a Power e peça o seu exemplar! Já vou agradecendo seu apoio antecipadamente. É muito importante que você compre nossas obras porque dessa forma você nos ajuda a continuar fazendo mangás e ajuda a editora a crescer e continuar apoiando os desenhistas nacionais de Boys Love! Yaoi e Bara! Por isso, não deixe de colecionar Garoto X e comprar nesse momento com a editora! Sei que muitos sonham com o mercado de quadrinho crescer no Brasil, sonham em publicar, mas vai indo o leitor esquece de comprar a coleção dos que estão fazendo. Compra o primeiro volume e acha que já está ajudando, mas tem que colecionar tudo do autor senão a coisa não vai mesmo. O mercado é venda e compra e não importa se é na banca ou não. No Japão nem existe banca! Por isso lembre-se de completar a coleção de mangás do Futago! Também entre no Social Comics e leia nossas obras lá, dê essa força pra gente e pro site. Afinal, quando um artista tem plataformas e editoras, ambos vivem do apoio dos leitores. O apoio dos leitores vai pra nós e para as plataformas e as editoras e todos crescem! Muitos querem publicar e serem conhecidos, mas sem a compra dos leitores nada acontece, os autores desistem e o mercado nunca muda! Eu vi que os quadrinhos independentes estão crescendo por causa do apoio dos leitores em sites de financiamento, mas os leitores também precisam apoiar quem tem editora. Comprar na pré venda, dar likes nas páginas de divulgação etc! Faça sua parte! E eu só tenho que agradecer!


Ah! Curtam a promo animada da nossa nova editora a Editora Power! Nós criamos o mascote que se chama Magni e a editora animou!


Grande beijo a todos! E logo teremos novidades sobre o anime do Vitral!

terça-feira, 14 de março de 2017

Novos projetos! Vitral 8!

Aqui estou eu tentando instalar novamente a minha mesa digitalizadora. De uns tempos pra cá ela anda dando bugs, deixa de funcionar do nada. Achei que era a pilha e comprei outra, mas não adiantou. Quando troquei pela mesa da Soni tudo funcionou! Af! Eu não sei se foi a atualização do Windows, mas eu desinstalei o driver e ela voltou a funcionar. Mas as funções de pressão não funcionam sem os drivers e quando instalo o driver para de funcionar... Não sei o que fazer mais.

Bom, coloquei aqui uma página do primeiro volume de Vitral. Eu resolvi colorir porque estou fazendo um novo projeto com esse mangá. Pretendo lançá-lo em inglês com páginas coloridas em meio as branco e preto. 

Quando comecei o mangá Vitral não imaginava que iria publicá-lo de fato por uma editora. Mas aconteceu e foi muito bom pra mim. Fiquei conhecida no meio dos quadrinhos de mangá. Na época as editoras não estavam apostando nos mangás e acho que foi um choque para as pessoas quando o Vitral foi anunciado no site Jbox. Pra alguns foi um choque bom, pra outros talvez não. Mas eu senti na época que de alguma forma incentivei os desenhistas a continuarem, pois muitos estavam desacreditados já. Também tinha uma coisa na época que todos falavam, era uma teoria de que os brasileiros não deviam fazer um mangá parecido com os mangás japoneses porque íamos perder nossa identidade. Tudo isso caiu por terra depois que publiquei já que muitos queriam mesmo é fazer mangá igual ao do Japão. Outra coisa que gerou polêmica foi o fato de termos feito o mangá com a leitura oriental. Algumas pessoas não aceitam isso até hoje, mas a maioria nem liga. Dizem que temos que desenhar do nosso lado por causa da língua e bla bla, mas eu queria fazer no sentido oriental e fiz e não me arrependo. No fundo até foi boa a polêmica e hoje eu acho engraçado as pessoas indicarem o sentido de leitura ocidental em seus mangás. Isso mostra pra mim que meu trabalho alterou o rumo dos mangás nacionais, ele foi um marco. Se precisam indicar o sentido da leitura é porque o meu trabalho pegou de certa forma. Tipo, não é do Futago então...rsrsrs
Nem tudo foram flores, claro. Eu queria ter feito os mangás saírem de três em três meses, mas logo no segundo volume o editor ficou num negócio estranho e nada fluía apesar de eu estar fazendo a série. Passou quase dois anos e os volumes 2 e 3 saíram simultaneamente. Levei muitas críticas por causa da demora.

Depois consegui lançar um volume por ano e cá estou no sétimo volume. Mas parece que a coisa não foi boa pra editora e estou esperando o editor dar as caras. O volume oito está pronto e estou sem saber quando sai pela HQM. Enquanto espero eu carrego pedras. Estou fazendo o anime e tentando lançar Vitral em inglês num site que monetiza. O intuito é fazer a história ser conhecida pelo mundo. Aqui no Brasil eu confesso que tudo deu uma estagnada, a crise afetou o mercado editorial e foi avassalador. Acredito que nunca foi tão ruim. Na crise se muda os objetivos e planos. E é isso que estou fazendo. O fato é que desenhar é muito bom e não vou desistir por causa de obstáculos. Espero que continuem me apoiando.

Eu vou continuar a série mesmo sem a HQM até que ela se pronuncie e nossa parceria continue. Se não der pra continuar vou ter paciência e seguir em frente. Não que não precise dela, mas gostaria de contar mais com ela.

O volume sete de Vitral esgotou na minha loja e eu agradeço a todos que adquiriam o mangá. Obrigada! Obrigada mesmo!

Essa é uma das páginas de Vitral volume 8. Nesse volume os meninos precisam vencer o concurso, mas antes eles fazem amor ^^ Afinal, é um boys love!
Bom, é isso! Visitem a nossa loja e continuem nos apoiando!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Angel Cats Oneshot no Medibang!

Olá queridos leitores! Eu e a Soni estávamos conversando com nossos amigos do Japão e eles nos indicaram um site onde os artistas de todo mundo colocam seus desenhos. É uma plataforma muito legal com gente muito boa. Chama-se Medibang. Então vimos que eles abrem um concurso. Então resolvemos participar. Mas a gente descobriu isso faltando duas semanas para fim do concurso. Não ia dar tempo de participar, mas a gente resolveu tentar e fizemos as páginas de NAME e na semana seguinte fizemos as 22 páginas e a capa. Ficamos só no projeto durante quatro dias seguidos, mas deu certo. Foi no buzzer-beater que é aquele arremesso convertido nos últimos segundos de um jogo de basquete, com o tempo regulamentar acabando. Mas deu certo, estamos participando. Na verdade, a gente sempre participou de concursos nacionais e internacionais, nos nacionais a gente consegue faturar uns prêmios, mas nunca ganhamos um internacional. Não sei se dessa vez rola algo, mas tentar nunca é demais. Peço que entrem no site, se inscrevam e apoiem nosso trabalho. No site é possível até vender os quadrinhos, então além do concurso, vamos colocar nossos mangás lá também em inglês para o público do mundo ler.


O link do site é este Angel Cats one shot




A história está em inglês, mas em breve colocaremos em português também. Esse mangá é uma versão diferente da que fizemos em 1999. Espero que gostem! Beijos!