sábado, 28 de novembro de 2009

Tutorial- como mudar a cor do contorno do desenho no Photoshop CS3




Eu fiz a capa do meu mangá e achei legal colocar aqui o passo a passo. Tudo que eu aprendi, eu colocarei aqui no blog para mostrar algumas técnicas que eu descobri sozinha. Ainda não sei usar 100% do Photoshop, mas todo dia eu aprendo alguma coisa. Algumas técnicas eu aprendi em tutoriais em inglês pela internet e outras foram no erro e no acerto. O primeiro passo é como mudar a cor do traço no Photoshop. Existem duas formas, vou explicar as duas. Vamos lá:
Mudar a cor do traço: Note a diferença entre o desenho com o traço colorido e sem. Acho que vai concordar que o contorno ciano fica BEM melhor que o contorno preto...^^ Fica mais delicado o contorno colorido para um shoujo.
No caso do “ Daiji e do Tsumi” aí representados eu optei por fazer o contorno usando o Effects e stroke. Primeiro eu scanniei o desenho arte-finalizado em Nanquin que fiz no A3. Scanniei em duas partes e juntei. Eu gosto de scannear em PB, pois assim evito ter que limpar o lápis. Sempre escolha 300 dpi na hora de scannear para ficar bem nítido e é bom para gráfica. Para que o efeito stroke funcione é preciso tirar o fundo branco, deixando apenas o contorno do desenho. Para tirar o fundo do desenho é simples, escolha o modo Grayscale em image/modo/grayscale na barra de cima.
Em seguida vá em select/load seletion..(figura1 abaixo) Um box do load selection abrirá, não mexa em nada e aperte OK.(figura 2 abaixo)
Todo o fundo branco ficará selecionado ( figura 1 abaixo) então vc deve clicar no botão Delete no seu teclado. Pronto, está sem fundo (figura 2). Renomeie a camada chamando-a de “desenho” (figura 3). Para renomear a camada basta clicar duas vezes sobre a palavra Layer que habilitará o cursor para você escrever o que quiser. Em seguida crie um novo layer ou nova camada abaixo do layer “desenho” e pinte de branco, vc verá seu desenho melhor. Chame-a de "fundo branco.(figura4)
OBS1 : Sempre renomeie as camadas, assim você não se perde na hora de usá-las. Não esqueça de salvar, vai em save as e escolha figura PSD, vai salvar todo seu trabalho inclusive com as camadas. Desta forma sempre que quiser alterar cor, logo, pintura, contorno, letras etc, as camadas estarão lá para vc mexer a vontade!^^
OBS 2: O load selection para tirar o fundo só funciona no modo Grayscale, não funciona em RGB e nem em outros modos. Também é ótimo para tirar a sujeira de lápis quando a gente scanneia já em grayscale ao invés de PB. Com essa técnica poderemos colocar qualquer fundo, uma paisagem, um efeito como eu fiz sem perder nada do traço e sem precisar selecionar todo o desenho para deletar o fundo.

Continuando...agora vá em image/modo/RGB para poder colorir o desenho. Volte à camada “desenho” e clique duas vezes sobre a camada para abrir o style ( figura abaixo). Clique fora do nome que abrirá o Layer style com um menu de efeitos. Habilite stroke e clique sobre ele.
OBS: Vc pode entrar no layer style de outra forma clicando no ícone Fx na barra inferior dos layer. O desenho fica borrado como vc pode ver. Pois o contorno está habilitado para outside na caixa do position.
Escolha stroke, geralmente a cor é vermelha, clique na palheta de cores do stroke e escolha a cor que deseja no contorno. A cor do “Daiji e do Tsumi” é o número 9c796e. Mas a cor fica do lado de fora, então escolha a opção Inside dentro da caixa position, aumente o número no size até cobrir toda a figura. Pronto o traço está colorido!!!!^^
Existe outra forma de trocar o contorno sem precisar tirar o fundo da figura como eu expliquei acima. Depois de scanear, transforme o desenho em RGB e mude a camda Background para layer dando dois cliques sobre ela. Chame-a de desenho. Depois de criar o layer “desenho” crie outro layer acima e nomeie “ color”. Se o layer ficar em baixo da camada "desenho" basta arrastá-la para cima com o mouse. Pinte com o baldinho, tudo ficara coberto com a cor verde como na figura abaixo.
Agora vá na barra superior do layer e clique na caixa acima onde está escrito normal e escolha Linear Dodge (add). Escolha uma cor no baldinho na barra de ferramentas do lado esquerdo. Verifique se o balde está habilitado no anti-alias e no contiguous, desabilite o all layer. Tudo isso fica no menu de ferramentas a cima que só aparece quando clicamos no baldinho.
Peque o balde e pinte a camada “color” vc verá que o contorno mudou, então clique em Ctrl+E no seu teclado, esse comando é atalho do MergeDown ( mesclar para baixo). Pronto, seu desenho está com contorno colorido!!!

No próximo post eu vou explicar como usar as camadas para transformar o desenho do Daiji com o Tsumi em uma espécie de acetato, ou seja, como se pinta o desenho sem alterar o contorno e como selecionar partes do desenho e salvar a seleção. Espero que tenham gostado.

9 comentários:

Takhesis disse...

Adorei a dica!!! Passei muito tempo procurando um tutorial simples e útil como seu! Ótimo tutorial!

Paula Vig disse...

Sensacional a sua dica! Não é a primeira vez que procuro um tutorial ensinando a mudar a cor do traço e não tinha achado!
PARABÉNS!!!

shirubana disse...

Obrigada Takhesis e que bom que ajudei, Paula.^^

Takamura disse...

Valeu Shiru, domo arigatou pela dica, consegui fazer tudo como o indicado, adorei...Mas ainda preciso fazer um cursinho de Designer...

Kissus

shirubana disse...

De nada Takamura-chan! Eu aprendi a mexer nos programas sem aulas, foi tudo na base dos acertos e erros. Depois eu saí a procura de tutoriais pela internet e aprendi muito.

fuyukichan disse...

Muito legal!!

fuyukichan disse...

Muito Legal! ^^

Takai seika- A flor do império disse...

doumo arigatooou! me ajudou na minha capa!!!!

http://3.bp.blogspot.com/-p0gXzlQFtB0/TV0yfs5pOUI/AAAAAAAAAmQ/v_61cyZOWYk/s400/capa%2Bvolume%2B1%2Bpronta%2Bmas%2Bfalta%2Blogo.jpg

(minha capa ainda nao ta pronta XD)

tizy izumy disse...

noss testei o tutorial é muiiiito bom @...@ tava atras disso thanks shirubana-sama