domingo, 20 de fevereiro de 2011

Angel Cats ressucita e a Shounen Jump nacional nasce...


Acabei de ir lá no JBox pra ver a nova revista de mangá que a Diih disse que está sendo lançada, Ação Magazine. A idéia de ter uma Shounen Jump nacional parece muito interessante e vi de quem é o projeto, espero que dê certo essa empreitada dos meninos. Mas eu fui lendo os comentes e fiquei fudida com o Guilherme Freackazoide de novo! ( agora ele tem nome...)O que tem a ver falar do Vitral e do Príncipe do Best Seller lá? Pior, me cobrando o volume 2! Nani kangaeteru!!! O cara nem meu leitor é, tá cobrando o quê? Quem tem direito de me cobrar são as pessoas que compraram o volume 1 e querem ler o volume 2! Isso é lógico, não é mesmo? Esse cara sempre me acusa de cópia...ele não cansa...Cara chato! Acho que ele ficou magoado porque disse o que queria e eu respondi. Sei que todos tem o direito de falar o que pensam, mas ele me ofendeu falando que meu mangá é cópia e que seria a vergonha nacional sem ao menos ter lido o volume 1. Eu só critico depois que leio o trabalho dos outros, nisso pelo menos eu tenho descência... Ninguém é obrigado a gostar de um projeto e pode dizer que não gostou e que não vai comprar. Mas eu vi que ele tem mesmo é preconceito, pois agora está apoiando os meninos. Fazer uma Shounen Jump é super legal pra ele...mas é porque tem mais meninos e história de meninos. Confesso que é muito estranho ver pessoas falando de mim sem a minha presença. Bom, uma menina lá falou até de uma obra que eu e a Soni fizemos há muito tempo atrás. Falou que éramos infelizes e que queria saber onde eu moro pra me obrigar a contar o final da história pra ela...

Bom, eu tenho muitas lembranças boas dessa época de amadora e a revista era a Desenhe e Publique Mangá. A história em questão se chamava Angel Cats e eu e a Soni fizemos ela especialmente pra revista, a idéia era fazer uma série já que a revista permitia que fôssemos enviando a história e de acordo com a popularidade ela ficaria lá e ainda recebia um prêmio em dinheiro. Fizemos uma história super simples e bobinha, mas a idéia era essa mesmo. Fazer anjos que viravam gatos e estavam a procura de um livro mágico pra salvar seu país de um tirano. Na jornada, eles encontrariam as meninas e assim teriam seus primeiros amores. Era bem simples mesmo.

Estava tudo indo bem até que a editora mudou as regras, não podia mais enviar histórias seriadas, tinha que ser um mangá com começo meio e fim em 12 páginas. Angel Cats não tinha saído ainda e eu escrevi pra revista ( na época tinha que ser carta) falando que isso era injusto, eu me inscrevi com as regras antigas e eles publicaram ao meu pedido, colocaram um “fim” na última página. A soni também tinha feito uma história que acabou não sendo publicada infelizmente. Nós conseguimos ganhar o segundo lugar e eles pagaram o prêmio. Foi muito divertido. Mas não teve continuação porque a Desenhe e Publique não quis, não foi culpa nossa.

Angel Cats me rendeu muita coisa boa, graças a essa chance que davam pra amadores pude ver que meus desenhos tinham potencial. Recebi muitas cartas que guardo até hoje com carinho. Depois disso, eu e a Soni tentamos publicar várias vezes, mas só conseguimos agora. A editora Escala que publicava a Desenhe e Publique nunca se interessou em publicar os vencedores dessa revista. Mas Angel Cats provou pra mim que são fortes, pois se lembram deles até hoje. Isso significa que posso pensar em retomar o projeto com a HQM.

Voltando à revista que vai ser lançada, ela parece seguir bastante o método da Desenhe e Publique, só não tem submissões. Ela infelizmente não é aberta a qualquer pessoa que queira mostrar seu desenho. Isso limita um pouco a variedade, pois todos são amigos do editor. O leitor vai poder apenas votar em sua história favorita. Ele também pretende atingir a massa ( não entendi direito que massa é essa...) afinal, a tal revista é para o público que gosta de shounen. O que eu entendo de massa é outra coisa.^^ Mas se o dono da revista se empenhar e conseguir distribuir isso pra todo país, dificilmente vai fracassar. Foi graças à distribuição da HQM que Vitral e o Príncipe do Best Seller venderam bem (senhor Guilherme!!) e ainda estão vendendo.

Conheço os trabalhos de quase todos que estão na nova revista, sei que eles têm potencial. A única crítica que vou fazer é sobre esse negócio de tentar rebaixar Didi e Lili, Turma da Mônica Jovem e outros. Isso não tá com nada pessoal! Essas obras atingem outro tipo de público, ficar magoado só porque eles se julgam geração mangá não é motivo pra rancor. Sabe o que isso parece? Parece que estão querendo instigar o preconceito. Tipo, se vc não gosta de Didi e Lili compre o nosso! Sei lá, não curto esse marketing... Afinal, o público tem que gostar da obra que vc tá lançando e não ficar levantando bandeira. Fica parecendo inveja do sucesso deles.

Mas eu entendo que dá uma certa raiva, afinal quem não gostaria de ter a chance que Didi e Lili têm? Eles contam com uma boa distribuição, tem até no catálogo da AVON pra comprar... O trabalho deles é muito bem estruturado e tem uma periodicidade fantástica e conta com artistas de currículo. E com certeza geram bastante dinheiro pra editora. Os pais compram a revista sabendo que é seguro pra suas crianças, não vão ter surpresas...pode não ser algo super educativo, mas é pra criança. Ou seja, falar que Didi e Lili são mangá e que porque eles vendem bem nós também vamos, é ingenuidade. Nosso público nem é o infantil...pra concorrer, teria que ser um trabalho destinado às crianças e a nova revista não é. Didi e Lili conseguem atingir a massa. A Shounen Jump tem público variado e também tem aquele público que há dez anos atrás tinha 15, hoje tem 25 e ainda lêem. Eles contam com edições Kodomo também. Pegam o público desde pequenos e isso ajuda muito.

Pro projeto da nova revista dar certo, precisa manter uma regularidade de lançamentos e ganhar prestígio. Como sei que isso é muito complicado aqui no Brasil ( Pois meu mangá 2 não sai em outubro mesmo eu tendo editora e estando tudo pronto, porém eu tenho um contrato para as doze edições de Vitral e isso me deixa tranqüila...) Só posso dizer aos colegas da nova Shounen Jump que tenham fé e lutem, pois o caminho é duro! Porém a iniciativa é ótima.^^

Ah! A revista também podia mudar o slogan deles " venha para o novo, seja o novo" (Algo assim) pra uma coisa menos piegas... Tá parecendo slogan de faculdade. Como a revista é baseada na Shounen Jump esse slogan não cai bem, não é nada novo. Por enquanto nem os desenhistas lá são novos, todos já ouviram falar deles.

Bom, se eu tiver a oportunidade de ler vou votar em quem ficar no paredão. Legal isso, adorei. Eu to apostando com a Soni quem vai ser o primeiro a sair! Rá Rá Rá!!!! Ops, baixou o Muyami...

12 comentários:

Diih disse...

hum.. eu não sabia desse seu "probleminha" flor.. desculpe qualquer coisa

eu achei legal o que você disse em relação aos mangás que irão ser lançados. Todos estão voltados ao publico masculino e não vi nenhum outro gênero.

Espero que eles percebam isso, pq o publico não gosta SÓ de shounen...

Bjuss

Takai seika- A flor do império disse...

oh maooooo... guilherme feackazoide ataca denovo???

nem é seu leitor? nem, leu o vol 1????
o que ele pode falar entao?
eu lembro do seu problema com ele pq ele falou que voces seriam a vergonha nacional.
Oqueeeeee!!!

eu nao desejo mal pra ninguem, tomara q tudo de certo rpa ele, mas... carinha de pau ein?
Voces sao o orgulho nacional sempre!!! *-*

angel cats era muuuito bom, assim como tudo que voce ja fez,mas nunca comprei a desenhe e publique T..T
intao eh mei complicado dizer... tb gostaria de saber o final.

uahuah...com certeza voces ja passaram faz TEEEMPO da epoca de amadoras.Eu to lutando pra sair dela XD
mas tambem terei otimas lembrancas com certeza.
acho que as coisas mais simples dão mais vida ao que se quer!! dou valor a coisas pequeninas e simples , historias simples me cativam tanto XD

quer dizer que os caras da acao magazine sao amigos do editor? nao tem como mandar submissao?
que tipo de jump é essa? A jump mesmo deixa artistas mandarem pra la...ai eles analizam ¬ ¬

sera como um paredao msm! vou comrpar soh pra votar! kkkk

o site ta sendo soh feito
http://www.acaomagazine.com.br/
nao tem nada nele ainda. queria ver os mangas que estarao na revista.falta de propaganda faz mal....

nao podemos invejar o sucesso de didi e lili e nem de a turma da monica...isto é mais pra kodomo e ja tinha sucesso antes.

eu li bastante a turma da monica. sou um pouco fa ferrenha de manga no sentido oriental XD nao conseguiria fazer um manga que se le como quadrinhos ¬ ¬ mas turma da monica eu li. é bem cheio de cliches dos mangas, principalemnte dos shonens.e do nada migrava pra shojo. isso eu nao entendi muito bem, era uma historia migratoria.
em alguns volumes eles faziam gozacao de shonens conhecidos, como naruto, death note, full metal alchemist...mas era tao nada a ver... XD sabe, cascao vestido de kakashi, (naruto) foi meio sem noçao haha! eu ri ^^

mas nao tenho o que reclamar, o mauricio eh um fofo e tem um sucesso invejavel...que a vida dele seja sempre boa como ele deseja.
sempre desejo coisas boas pras pessoas, geralmente o que quero conseguir pra mim tb!!!

eu nao entendo como funfa a diagramacao em espelho (meus mangas sao no oriental)

nao consigo entender nada!!! buaaaaa... como assim primneira ser a ultima? nao entendi nada do que vi... (shuinf)

acho q o que a resvita fala é sobre algo novo no brasil. Mas a desenhe e publique ja era inventada... entao nem eh tao novo, fora que é baseado na jump.
e a jump nao publica soh shonens ditos, por exemplo, voce pode interpretar bakuman como shojo ou ate seinen as vezes.

amo suas postagens ^^
kawaiiii!!!!

(como escrevo sempre muita coisa,-problema mental- eu copio sempre o que escrevi antes de posta, se dar erro nao perco....mas as vezes agente esquece XD)

Kari Esteves disse...

Hum... isso é complicado... Principalmente pra nós q não desenhamos shonen. E eu sinceramente acho q tem muitos leitores de shoujo e seus subgêneros (BL entre eles =3), o que na minha opinião, não justificaria um favorecimento ao shonen.
O Guilherme Freeka... ele tem problema. Criticar algo q ele nem leu, q amador. =x E msm q não seja do gosto dele, essa de posar de formador de opinião é muito cafona. Huahahaha XD
O projeto dos meninos é lindo. Mas a minha pergunta é: vai pra frente? Tomara q sim, pq já vi outras revistas seguindo a mesma idéia, mas que não duraram muito tempo. O que eu achei lamentável, pq não é culpa do artista, mas talvez de uma cultura q no Brasil não devidamente cultivada. Já q leitura é uma questão de hábito. Apesar q comparado ao q já foi uns 10 anos atrás, por exemplo, tá bem melhor, né?
Ei, conheço seus trabalhos desde qdo faziam fanzines!! Lembro do Macnamara! Ai, q saudade dos tempos das cartas...!
Retomar trabalhos antigos é sempre uma atitude corajosa. Quero acompanhar essa retomada de trabalho de vcs!
Continuem com seus trabalhos, e ignorem os críticos destrutivos, pq esses na verdade tem inveja e vontade de monopolizar as coisas para si. E aparecem em praticamente tdos os campos da vida.
Beijos!!

will walbr disse...

Opa!

Eu conheci o editor exatamente pelo convite pra participar do projeto e acredito que oportunidade pra outros artistas deve surgir com o sucesso da revista e claro, com a queda de algumas séries.

Quanto aos gêneros, imagino que a participação dos leitores vai definir isso melhor. :)

Boa sorte pra gente!

Takamura disse...

Eu amei Angel Cats e tenho saudades dessa história...
Saudades do tempo dos zines, mas feliz pelas maravilhosas profissionais que se tornaram. Sempre humildes e atenciosas.

Sempre terão más línguas criticando, mas é comum falar do que se admira ou do que se inveja...

Desejo que dê muito certo o projeto dos da Shonem junp brazuka...Mas como já tivemos muitos fracassos...Bom, espero que não se repitam erros do passado e desejo de coração que possamos firmar um mercado mais firme para os nossos artistas.

Kissus

shirubana disse...

Pois é Diih! meu "probleminha" foi bem no comecinho de tudo.^^ Eu não sou contra uma Jump, afinal, quem curte shounen estava órfão. Afinal, a mulherada tava nadando de braçada fazendo mais mangás que os meninos. E sem chance de shoujo e Bl nesse tankobon nacional!! Devia se chamar Ação Shounen Magazine. rsrsrs

Ah sim Takai, a maioria é amigo do editor da AM, eles vem de outros trabalhos nas mesmas revistas. Também, nesse mundo do mangá é difícil ninguém se conhecer porque é uma "comunidade" pequena.^^ Eu e a Soni conhecemos pessoalmente a Roberta Pares, mas acho que ela nem lembra da gente, pois estávamos nós duas recebendo prêmio no mangaCon, não deu pra fazer amizade...O passado gritou agora hehehe Não é do seu tempo, Takai!!!

Ai Kari Esteves, eu tbém morro de saudade das cartinhas!!!Tenho elas até hoje!! E o MacNamara não teve continuação, né? Pena que parei de fazer os zines... Muita história ficou no limbo. Mas ainda estão no coração e quem sabe um dia a gente consiga publicar.^^ Seria ótimo agora que eu já tenho um pouco mais de experiência!! Mas obrigada por vir aqui comentar!! beijos

Oi Will, faz tempo que eu conheço seu trabalho e o editor da AM já se manifestou ser seu fã por aí nas comu do Orkut. Espero que vc não saia do projeto porque achei o melhor de todos pelo preview que li hoje. Boa sorte!!!

Obrigada Takamura!! Foram ótimos tempos de amadores!! Hoje achei meu diário antigo e li umas coisas da época que eu fazia aula com a Montserrat e trocava cartas com tomodachis!! Eu tava fazendo Angel Cats!!


beijos

PeqMari/Cotem disse...

nossa, Shiru-chan quanta coisa...
espero que, se esse for mesmo o desejo de vcs, esse projeto seja terminado e publicado^^

e quanto a pessoas invejosas: é dificil, sei, mas tem que relevar, já que elas, com tal atitude, não vão conseguir galgar nem metade do caminjo que vcs tão conseguindo abrir agora.

e gostei de saber sobre essas editoras que fazem concursos e afins (vou procurar saber mais sobre elas), apesar de concordar com vc de que tinha que ser algo um pouco menos nepótico e um pouco mais democático, além de realmente eles não saberem mta coisa de publicidade haha
fazer o que
vai ver que é tudo mackenzista HAHA #brinks

bjooooos dear!! <3
gambare~

shirubana disse...

KKKK tem razão Mari.^^
Eu achei que a revista ainda não tem uma identidade forte, ela parece uma NT comum. Claro que o cara que fez a capa é o mesmo que faz as capas da NT, mas ele podia ter feito algo que definisse uma nova cara pra um projeto novo. AM parece ser um mangá genérico por enquanto. O que cansa é que tem muita temática da mesma, se vc ver bem, todas as histórias são voltadas para o tema herói. Espero que no futuro o editor consiga escolher trabalhos com temas mais variados.

Jamilih Castilho (Casty Maat) disse...

Na verdade, eu apoio qqr ideia sobre revistas assim (na verdade, meu sonho eh montar uma editora ^^' mas ainda faço td na calada pq senao da zica com meus pais). eu gosto d shonen tbm, sou da geração cdz, seria estranho nao gostar xD

agora, acho errado alguem vir dizer sobre nao gostar sem provar... (ok, eu as vezes faço isso, mas eh por conhecer trabalhos anteriores e ter me sentido traida por um deles xD)

aki em taubate tem um grupo q tenta fazer, o tenso q parece q eles usam power point... fica estranho xD eu quase integrei a eles, mas nao tenho como me dedicar.

agora to tentando matar a priguiça e terminar o capitulo 1 d um zine em homenagem ao um forum d rpg... o Neofushiginakuni... tenho a saga 1 e 2 toda na cabeça... eu vou chorar mto na 1 xD mas soh 2 mesmo, senao eu surto xD

Kaio-dono disse...

Eu ainda não entendi, Angel Cats vai voltar? Eu amei aquela série, sou fã até hoje e só encontrei 2 sites mencionando ele, o seu e o borupen mangá, e quero muito Angel de volta T.T

Shirubana disse...

Obrigada Kaio-dono. Eu gostaria muito de voltar com esse projeto. Vou trabalhar nele e quem sabe eu consiga publicá-lo.^^

Thallisson Diego disse...

Caraca eu era seu fã e nem sabia !!! Sempre quis saber como continuava a história do angel cats !! eu lí e ainda tenho a revista !! foi com base nos seus desenhos q comecei a desenhar os meus !! muito obrigado pela inspiração !!