terça-feira, 26 de junho de 2012

Mangaká e prostitutas, profissões parecidas.


Li um texto interessante onde o autor Thomas Roth, no jornal Propaganda & Marketing compara o trabalho de publicitário ao trabalho de uma prostituta e acabei pensando no trabalho de mangaká. Acho que também posso comparar o mangaká à uma prostituta.  Troquei algumas palavras do texto e vejam como ficou. ^^Espero que se divirtam com o trocadilho.


"Você recebe para deixar as pessoas felizes (igualzinho às prostitutas); seu trabalho sempre vai além do expediente (igualzinho às prostitutas); você acaba fazendo coisas que alguns acham genial, mas você acha idiota (igualzinho às prostitutas); você é mais produtivo à noite (igualzinho às prostitutas); você é recompensado por realizar as ideias mais absurdas do leitor (igualzinho às prostitutas); você é recompensado por sugerir as ideias mais malucas aos seus leitores (igualzinho às prostitutas); seus amigos se distanciam e você só anda com outros iguais a você (igualzinho às prostitutas); quando você trabalha, pode estar de qualquer jeito.
Quando vai a TV e dá entrevistas, você tem de estar sempre apresentável (igualzinho às prostitutas). Quando começa a desenhar é muito bom, mas, quando você termina, parece saído do inferno (igualzinho às prostitutas); o leitor quer sempre pagar pouco, mas exige que você faça maravilhas (igualzinho às prostitutas); quando te perguntam no que você trabalha, tem dificuldade para explicar (igualzinho às prostitutas); ninguém quer ter uma filha ou filho casado com você. Mas se você vira celebridade, todo mundo quer tirar foto ao seu lado, te convidam pra festas (igualzinho às prostitutas); se as coisas dão errado, é sempre culpa sua (igualzinho às prostitutas); você sempre acaba fazendo mais do que o combinado inicialmente (igualzinho às prostitutas). 
Bom, diferentemente das prostitutas se nós falarmos palavrões e ou qualquer coisa dirão que não somos profissionais. 
Finalmente, todo dia você diz: Não vou passar o resto da vida fazendo isso! (igualzinho às prostitutas). Acho que esse meu lado “prostituta” fala mais alto, porque a verdade é que eu não quero parar de fazer isso.
Sou apaixonada  por aquilo que faço, até por alguns autores.  Nossa área é altamente competitiva por que, mais do que bons profissionais, ela é recheada de profissionais “apaixonados”. E, diferentemente das prostitutas, a gente, sendo remunerado ou não, acaba fazendo o trabalho com o mesmo tesão.
Nós, diferentemente das prostitutas, temos que agradar a vários (leitores, editoras, blogueiros, resenheiros e colegas) ao mesmo tempo, mas não  recebemos de todos, alguns leem de graça.  Prestamos o serviço na hora, mas recebemos muito tempo depois. Quando recebemos. Mas, igualzinho às prostitutas, a gente não tem lá muita vergonha na cara e fica inventando um monte de desculpas para explicar por que a gente está “nessa”. A verdade é: a gente adora essa vida. Porque mangá é paixão, é droga, é vício. E dá um prazer danado..."

Bom, com isso eu concluo que mangakás e publicitários são mesmo iguais, todos nós nos prostituímos de vez em quando (no bom sentido).rsrs A única diferença é o dinheiro, as prostitutas e publicitários sempre ganharão mais que eu aqui no Brasil. Me sinto meio ovelha negra   as vezes por fazer BL, mas eu gosto do que faço. ^^

7 comentários:

Kadu Steves disse...

amei os personagens novos ^^ o kaiwa tem cara de que deve ser antipático u.u

shirubana disse...

Arigatou, Kadu!

O Kaiwa é amargo com a vida sim e é mimado.^^

Kadu Steves disse...

o tadashi tem estilo *OOO* o cabelo dele é meio q "vermelho rianna" se a cor fosse um pouquinho meio q desbotado seria meio q menos artificial. *---------* mas é lindo. *emboraomeuspectrosejaomaisgostosoeseduzentedetodos* (gozando litros pelo spectro! ele é muito lindo *OOOOOOO*)

Kadu Steves disse...

queria ver o tsumi cantando! nossa! super perfeito! imaginei ele cantando if you do magic box... u.u tenho que fazer uma montagem dele com essa música! i_i

shirubana disse...

Verdade, o Tadashi é muito estiloso.
No mangá Tsumi canta a música "Anjo Caído" da BadNews.^^ Eu estou fazendo a música pro clip animado, espero que fique legal.

leidianellady disse...

Shirubana,eu vi o que a soni publicou no blog dela,e sinceramente não acreditei ,que pena ! mais bola pra frente(vou colar aqui o que escrevi no blog dela)

"SONI SENSEI !!NOOOOOOOOOO!!!!!!
eu não acredito nisso T.T ,mas como se diz bola pra frente !
eu sei que vc e a shirubana vao conseguir
fazer bem melhor do que estando com a HQM!
(Pelo menos agora vcs estao livres pra publicar a qualquer hora o mangá)
SONI-SENSEI TENHO UMA NOTICIA PRA TE DAR!
(espero que goste)
A partir da semana que vem ,vai sair no dpzine
uma "fanzine" que eu estou ajudando no roteiro ^^
(vai ser publicar lá pro dia 8 julho eu acho)
Por isso te espero lá com a sua preciosa
colaboraçao e claro os comentários seu e da shirubana tambem !

ps:não vou falar o nome do fanzine que senão estraga a graça(e a expectativa tambem!)

Ja ne!até dia 8 ^^"

Quando for publicado no dpzine,eu aviso vcs duas!^^

Ja ne shirubana-sensei!
e espero que vcs melhorem ^^

shirubana disse...

Obrigada, Leidiane! Também não acreditei, mas sempre há uma luz no fim do túnel.
Desejo sorte e sucesso pra vc no Dpzine! Andei lendo uns mangás lá e estão muito bons!
Diz o nome do seu mangá pra eu achar mais fácil!^^
Beijoss