quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lado bom.^^

Oi tomos! Anteontem eu fiz algumas ilustrações dos personagens de Vitral, mas só hoje consegui scannear. Pintar vai demorar um pouco. Minha vida anda meio atribulada. Nós tínhamos comprado uma mesa digitalizadora , mas a loja disse que não tinha mais no estoque e só daria para enviar daqui a quinze dias. Bom, eu cancelei a compra pois precisava dela urgente. Acabei tendo uma luz e peguei a canetinha na casa do meu irmão, ele ainda não tinha arrumado, mas eu falei pra Soni que ela ia funcionar na marra! Dito e feito! Fizemos ela funcionar, colamos um esparadrapo na pilha dentro e ela funcionou. É apenas um mal contato! ^^ Finalmente a Soni tá podendo terminar seu mangá. Fiquei feliz por isso e por não ter gastado mais dinheiro. As vezes, os problemas são chatos, mas temos que acreditar.
Estou na faze de colocar retículas nas páginas e tem dia que não dá pra fazer nada, eu e a Soni vamos ao correio entregar os mangás pros leitores que compraram. Ontem tivemos que ir na cidade vizinha porque na nossa não tinha caixinha pra enviar as penas G. As penas são pequenas e nem pesam quase nada, mas acabamos tendo que colocá-las numa pasta enorme. Cuidar da loja dá trabalho e as vezes dá até dor de cabeça, mas o objetivo é fazer os leitores felizes. A loja é para podermos vender nosso repasse, pois o repasse faz parte do nosso ganho com os mangás. Estou curiosa pra saber como andam as vendas na Comix. Na nossa loja tudo vai bem, tem dias que tem muitos compradores e tem dias que ninguém compra nada.^^ Eu fiz uma compra pra simular se os botões estão funcionado e vi que o pague seguro tá chatinho, ele pede pra fazer um cadastro, mas não aceita qualquer senha. Mas aí eu vi que mesmo sem fazer o cadastro a compra consta na nossa loja. Na hora de efetuar a compra ele pede o endereço de entrega e é só escolher a forma de pagamento e pronto, não precisa fazer o cadastro que o pague seguro pede em seguida.
Eu agradeço a todos os leitores que tiveram paciência para esperar os mangás chegarem, sei que não é fácil comprar algo na internet e depois ter que esperar quase dois meses pra receber o produto. Minna arigatou!
Pra falar a verdade, as vezes é um pouco estressante ser vendedor. Tem gente que perde a paciência e temos que ouvir muito, mas o cliente sempre tem razão. Nós somos quem, né? Só as autoras que se viram pra vender sua própria obra, o leitor é mais importante. O chato é que qualquer engano nosso jamais é compreendido. Fico com uma certa inveja dos japas porque lá os autores não precisam criar uma loja pra vender seus próprios mangás. Não estou reclamando do trabalho, mas a grama do vizinho parece sempre mais verde.^^ Aqui no nosso país as coisas são bem diferentes mesmo, quando a gente fala de boas vendas e sucesso de vendas estamos falando de vendas em termos de Brasil. Não é sucesso como no Japão onde um mangá desconhecido vende quinhentas mil cópias. Aqui não venderíamos tudo isso porque as editoras não fazem essa tiragem e porque os otakus leitores de mangá nem somam tudo isso. A TMJ é a única revista que chega perto de quatrocentas mil cópias, mas ela produz um milhão e consegue distribuir para todo Brasil e tem assinatura. O editor Franco de Rosa disse em uma entrevista que quadrinhos nacionais em geral vendem em média trezentas cópias e é só isso mesmo. Ele publica trabalhos nacionais quase que por caridade e amor ao quadrinho. Em outras palavras, vender mais de mil cópias é relativamente um sucesso. Lógico que se a tiragem foi pequena, ou seja, se foram feitas três mil cópias e vendeu mil e quinhentas é bom. Mas se foram feitas mais que isso, mesmo vendendo mais de mil o negócio fracassou.
Eu e a Soni estamos numa jornada de primeira publicação e isso é o que nos motiva. Dinheiro e vendas fantásticas só em sonho. Sem ir pra banca fica ainda mais difícil atingir vendas expressivas, mas mesmo vendendo bem nas bancas não significa dinheiro, pois as distribuidoras cobram 50% do preço de capa e se não vender metade eles cobram uma multa. Ou seja, compensa pro leitor chegar na banca e pegar seu mangá, mas pra editora pode não compensar.
Sempre vejo em blogs pessoas analisando o porque de mangás que não fizeram sucesso, alguns acham que foi por causa do desenho, do roteiro e etc. Mas eu sei que no Brasil os motivos para uma obra não ir adiante são milhares, não é apenas culpa do trabalho. Eu conheço desenhistas muito bons, mas eles não publicam porque no passado descobriram que não dá dinheiro suficiente. Não querem desenhar por centavos e ainda serem criticados por gente que nem comprou a obra deles. O feedback dos leitores é bom, mas tem gente que acha que o desenhista tá chuva pra levar raio na cabeça e pegar uma pneumonia. Nós desenhistas já enfrentamos muita coisa e tem gente que não aguenta e eu até dou razão. Eu e a Soni desenhamos porque gostamos de fazer isso e a experiência conta muito. Mas as vezes é duca...não o trabalho, mas o resto tudo que cai na cabeça. Acho que quem quer ser desenhista no Brasil precisa se preparar para muita coisa adversa.
Bom, mas existe o lado bom. É uma grande conquista quando vemos nossa obra concluída e quando conquistamos um leitor. Eu adoro tirar uma folha nova da embalagem e desenhar ouvindo música. Quando estou no computador artefinalizando as páginas eu fico pensando nos próximos quadrinhos que vou fazer e nas cenas. Fico imaginando como o leitor vai reagir quando ler a cena e também fico calculando a hora certa  de expor coisas e se aquilo vai prender a atenção e causar alguma emoção. É muito complicado, mas é muito satisfatório quando o leitor fala justamente do que sentiu numa cena e era o que eu queria que sentisse. As vezes eu me surpreendo com a reação, não imaginava que a pessoa ia pensar e sentir aquilo. Eu estou aprendendo muito e isso não tem preço. Outro dia, meu irmão disse que assistiu uma palestra sobre os artistas. Falava do lado espiritual e explicava que o artista deve se sentir bem e querer passar bons sentimentos para as pessoas através de sua obra. Dessa forma o público vai gostar. Não se trata de desenhar coisas politicamente corretas, mas de se sentir bem com o que faz, afinal, quadrinhos, músicas e filmes tratam de sentimentos e emoções. Só isso. O artista cria algo unicamente pra mexer com os sentimentos e despertar emoções nas pessoas. Se alguém riu onde o desenhista quis, ou chorou ou ficou corado, então o artista atingiu sua meta e propósito. E é isso que estou tentando e sei que somente a experiencia vai me dar mais esclarecimento. Por isso eu desenho mesmo que quase de graça e mesmo embaixo de dificuldades e cobranças.




15 comentários:

Lucy himeno disse...

É isso ai, to ansiosa pra corar bastante com o especial, hehe...
Ai, faz séculos que nao pego na pena... É que so de pensar no papel rasgando os pedaços e vazando tinta, borrando os desenhos que me esforcei tanto pra fazer... ¬¬
Achei papel de 90 gr. aqui, mas so tamanho A4, não sei se deveria comprar ou nao, porque toda vez que desenho com muitos personagens fica faltando folha...fora que da pra caprichar mais nos detalhes se desenhar maior ne?
E o carinha que me "escreve" a historia ainda nao me entregou nenhum capitulo...aiai, eu tento fazer umas oneshots e tal, mas tenho um problema ENORME para fazer os quadros!
shiru-chan, continue se esforçando!! >.<

shirubana disse...

Obrigada, Lucy!

A artefinal é sempre a parte que mais demora pra gente pegar o jeito. Depois vou fazer um tutorial em vídeo pra dar umas dicas de como usar a pena G pra não borrar tudo.^^ Eu tive que dar umas treinadas também porque é complicadinho mesmo. Pra fazer os cenários eu uso as canetas porque com a pena sempre dá um borrão aqui e ali e concertar faz a gente perder tempo.

Ter um roteirista é complicado também. As vezes a pessoa não tem a mesma disposição que a gente e nem tempo e atrasa a nossa parte. Acho uma boa ideia fazer oneshots pra treinar e as vezes sai boas ideias e bons personagens deles que podem ser usados numa série depois. Gambare!!

Ariane disse...

Tenho uma loja... e sei como é **** lidar com essas coisas ><

*-* Fico feliz que tenham conseguido arrumar a mesaaaaaaaaa~~~ eu já usei esparadrapo para manter meu laptop ligado /falei

Não sei desenhar, isso não me pertence. Mas sou viciada em escrever fics! *-*~ Tenho umas ideias bacanas pr'um fic de Vitral lalalala

|O| Boa sorte aí, meninas! E, Shirubana~ =B Publica umas imagens de PdBS quando tiver!! Max~ (L)

Ri_ick disse...

Parabéns shirubana, soube que hoje seria o seu aniversário. Te desejo muitas felicidades e sucessos!
Bjs

Lucy himeno disse...

OMEDETOU GOZAIMASU shiru-chan! Que seja mais um ano de experiencias dos muito que virão para que voce e soni desenhem seus mangás e realizem seus sonhos :D
Muita saude e alegria pra voces, kisus

Kadu Steves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kadu Steves disse...

lINDAAAAA! Eu já adquiri os outros volumes. U_U Sabe... pode parecer exigencia de fã... mas eu queria tanto mais art do Spectro *OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO* Ele é MUITO divo e é o meu personagem predileto U_U Amo por demais U_U plzplzplzplz Y-Y

Lucy himeno disse...

Too feliz, acabei de comprar os volumes 2 e 3 de vitral e PBS e o especial, hehe, quero autografo ta? ^^
Ansiosa...pelo especial, hehe... (espero não morrer de hemorragia nasal xD)

shirubana disse...

Eu vou fazer sim mais ilustrações do Espectro, Kadu.^^ Só estou esperando a inspiração bater.

Obrigada, Lucy. Espero que goste da continuação.^^

Kadu Steves disse...

Querida Lucy-hime... vc vai sim morrer de hemorragia nasal com o especial @_______@ os santinhos são os piores @_@ -medo
tbm comprei os volumes dois e tres de vitral... desde o dia 8 mas ainda n chegaram (triste) Ain, que bom que vou ver o meu spectro lindo *------* preciso de um vestido de homem que nem o dele e de uma bota salto puta de homem que nem o dele tbm U_U -inveja

Lucy himeno disse...

TOMARA QUE CHEGUE LOGO SHIRU-CHAN! <3
kkkk, bota de salto puta de homem Kadu? >.< Se for fazer cosplay dele queria ver :D
Todo mundo que lê ta falando que os santinhos são os piores...ai ai, quero que chegue logo!!! @___@
Tomara que ninguém daqui de casa invente de abrir o pacote quando chegar, se não to frita... U_ú É um sacrifício esconder meus desenhos yaoi aqui em casa, kkk >//<"

Kadu Steves disse...

veeeeey, na boa..... @________@
tenho medo de lemon agora @_________@ Daiji todo caladinho no volume um e só sabia chorar o volume um todo... pra que vey... kkkkkkkkkkkkkkkk sem comentários @_@ a princípio pensei que ele tava possuido ou algo do genero -Q (sério).Ele é bom de cama, dominador, boca suja, tem o p* grande e ele é gostoso. Até o Tsumi tadinho se assustou T------T -tá q ele foi mó bixa fresca ¬¬ mas faz parte kkkkkkkkkkkk gostei vey, @_________@ tenho medo de lemon agr kkkkkkkkkk minha amiga leu e disse "chibi tranzando q horror" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vey, amo esses mangás... quero que cheguem logo a por@#$%¨ dos volumes 2 e 3. Lucy, a capa do especial é mais bonita ao vivo e a cores, os detalhes destacam mais... é muito lindo *-*

shirubana disse...

KKK Arigatou Kadu.^^ Daiji é um menino cheio de surpresas, ele tem uma personalidade confusa. Vai dar problema pro Tsumi.
Eu tenho mania de desenhar chibis rsrsrs. Mas já assisti um anime lemon que no final eles viram chibis muito fofos.^^
A capa da segunda edição do FN especial ficou melhor que a da primeira. Eu fiz com papel mais grosso.
Beijossss

Lucy himeno disse...

Nossa, mas eu sempre pensei que o Daiji era esse tipo assustador... NOSSA! Mostra o p* dele? O.o Ainda tava pensando se num era um +18 com um pouco de censura, kkkkkk, Tô ainda mais doida doida doida pra que chegue logoo!!! vou acabar lendo o especial antes do mangá, kkk. Vitral foi meu primeiro contato com o mundo BL, agora sou uma fujoshi sem salvação! *^*
Pena que não tenho ninguém que compartilhe meus gostos pra comentar, aff, até tenho uma amiga(a unica)que achava que yaoi era tosco, mas eu mostrei uns animes BL pra ela e ela tava se viciando, ela chegou a dizer "yaoi é excitante", kkkk, mas ela foi embora! T^T
Deve ser mesmo muito linda a capa...mas ainda não sei como vou esconder aqui em casa, OMG!!!! O_ó
Ei shiru-chan, tá na hora de postar alguma coisa num tá não? U.ú

Kadu Steves disse...

Meus mangas 2 e 3 chegaram e eu amei *OOOOOOOOOOOO* meus olhos encheram de lágrimas quando vi os autógrafos tipo... sla... vi muito carinho com os fãs, sinal que o valor está aí... eu amei muito! T-T Ah, e eu adoro chibi no manga e amei no FN tipo eu achei muito engraçado a parte do me f* kkkkkkkkkkkkkkkk e querida lucy... se mostrasse só o p* o_O kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk barrou o bloody honey <~(o q seria o unico lemon explicito do brasil ate vfn chegar)! Shirubana... no FN o Spectro chorando... é isso mesmo?????? o_________O (gomen pelo spoiler, mas é que eu sou fissurado pelo spectro >_<)