domingo, 14 de julho de 2019

Vitral mangá volume 9! Opa! Plágio de Vitral no Japão?!!!

É com muita alegria e ansiedade pra saber o que vão achar do volume nove de Vitral que anuncio que o mangá já está na loja pra quem quiser continuar lendo a série! Espero que gostem da continuação desse boys love que está chegando na reta final, só faltam mais três volumes para o final!

Esse ano o Futago Estúdio completa exatos 10 anos! Mas nossa história com mangás começou há muito mais tempo. Fomos nos aprimorando até chegar nas nossa primeiras obras boys love que foram lançadas pela HQM editora em 2009. Confesso que tenho saudade dessa época porque foi nossa estreia como Futago e fazendo a série Vitral e também a série O Príncipe do Best Seller. Tudo começou com uma ideia de apenas fazer uma obra até o final, sem pretensão nenhuma e pra nossa surpresa conseguimos uma editora que se interessou pelo nosso trabalho.
Na época as pessoas falavam que o mangá BL nunca seria publicado por uma editora por causa do preconceito, mas isso eram só os preconceituosos falando. Aliás quem desenha Boys Love sempre tem um receio de lançar suas obras achando que serão mau recebidos pelo público de quadrinho e pelas editoras. Mas isso é bobagem, devemos continuar com a nossa arte porque ela pode sim ser bem recebida. Claro que existem aquelas pessoas que não concordam com esse tipo de mangá, mas elas que vão ler o que gostam, tem mangá de todos os tipos e para todos os tipos de público. Alguns até problematizam o BL por isso e aquilo, mas continuam lendo com suorzinho na testa e nariz sangrando... é a magia dessa arte rsrs 


Bom, voltando ao mangá volume 9, o tema da capa é uniforme e a cor é a amarela. Nesse volume, Daiji e Tsumi estão finalmente no concurso musical da Saizan. Não vou falar muito da história, não por causa dos spoilers, mas porque andei notando que os japas andam se "inspirando" no Vitral. Seria um plágio?

Quando eu fiz Vitral tinha poucos títulos chamados de mangás e animes musicais e agora saiu muitos nesse estilo de uns quatro anos pra cá. E alguns estão com um enredo, personagens, cenário e até cenas parecidas com minhas páginas que coloquei como sample. Não que sejam mesmo cópias, mas eu não acredito em coincidências e fiquei intrigada. Por isso, não vou mais resumir os capítulos detalhadamente. O mundo mudou e hoje em dia é muito fácil traduzir qualquer texto e usar a ideia dos outros. Aliás não é a primeira vez que sinto que usaram minha ideia rsrs Mas fica impossível de provar se não for realmente calcado em cima. O lado bom é que se imitaram é porque acharam legal rsrs Não chega a ser uma cópia descarada porque eles sabem que isso daria processo, mas vi muita coisa que poderia dizer que eles viram o mangá e usaram numa ideia que eles já tinham. Sabe o Simba e o Quimba? Então... Mas pode ser uma paranoia minha apenas e da minha irmã. rsrs Na verdade, foi a Soni que notou que tava igual. Qual  chance de um cara tipo o Muyami{com a mesma cor de cabelo} ser dono de uma agência, ser meio do mau e seu filho ser o aspirante a mega astro e eles estarem participando de um concurso musical e a empresária deles ser um menina e o prédio da agência deles ser meio estiloso igual ao prédio da MH? E eles terem se conhecido no Natal? E tem umas cenas bem parecidas com meu mangá, que é quando eles dão a mão quando se conhecem no Natal, afinal, os japas raramente de cumprimentam dando as mãos e uma das cenas parece Daiji quando se vira, igual ao meu mangá e ele está usando um casaco idêntico! E umas das cenas, o dono da agência desse anime olha para seu filho no escritório e o fundo é todo de vidro igual ao teaser no nosso anime. E colocaram uma parede de pedras com spots igual a nossa parede que fizemos no escritório do Muyami, só que eles colocaram no bar dos caras. Muito louco isso. E mais louco é que é um boys love... mas soft. Nós não assistimos tudo, mas não havia a parte sobrenatural. Se houvesse seria mesmo uma cópia na caruda. 
Quando eu pensei na cidade do Vitral, eu me inspirei em Tóquio, Singapura e até Nova Iorque. Me inspirei nos Jpops pra fazer a banda do mangá, mas não usei o enredo e personagens já existentes. O prédio da MH é inspirado num projeto de prédio cultural e a roupa do Chou veio de um vestido. Escolhi o Natal como época para começar meu mangá porque no Japão o Natal é mais um dia dos namorados e achei que ia ficar romântico. A ideia do Vitral fantasma foi tirada de um livro de relatos sobrenaturais, um dos relatos falava de dois amigos que viram um mosaico numa igreja da Europa, acharam lindo, mas quando voltaram para tirar fotos o mosaico não existia, eles procuram por várias igrejas, mas disseram que nenhuma delas tinha mosaico e nunca tiveram.
Eu lembro que quando Vitral foi anunciado, fui acusada de estar copiando Gravitation, que era o único mangá BL que tinha saído aqui e todos tinham visto o anime. Acharam semelhanças com a BadNews e o Ursinho do Toshi. Entretanto, nunca copiei essa obra. Por isso, acho que acusar alguém de ter me copiado pode ser injusto. Se compararem com Vitral não vão achar cena igual ao Gravitation. Mas o tal anime tem cenas e enredo parecido, vai saber...Só curiosidade mesmo. Teoria da conspiração...
Bom, vou ficando por aqui. Espero que gostem do volume 9! Em breve teremos novidades!






Nenhum comentário: