segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Youtube e Facebook são o ouro dos tolos?

Olá, queridos tomodachis! Estou passando por aqui para avisar que eu saí do facebook e também desfiz o canal Futago no youtube. A página do Futago foi fechada no face e o grupo do Vitral também. No sábado eu e a Soni resolvemos sair dessas plataformas por vários motivos. O principal foi por causa da falta de alcance dessas plataformas.
Desde que perdemos a monetização do nosso canal do Youtube em janeiro de 2018 nós não conseguimos mais recuperá-la e notamos que por mais que fizéssemos propaganda o canal não crescia e diminui drasticamente nossas visualizações.
Nosso plano era colocar o anime no YT e com isso mostrar nosso trabalho para muitas pessoas, mas vimos que não ia rolar, principalmente porque desde que criaram o algoritmo coisas Boys Love e yaoi acabavam ficando numa bolha e jamais monetizam bem por ser algo que julgam sexualmente insinuante mesmo que não tenha cena hard.
Claro que muitos fatores podem fazem um canal não ir pra frente e até mesmo a dificuldade que as pessoas têm de acessar os vídeos pelo celular pode ter influenciado, afinal, estamos num país onde a internet no celular é caríssima.
Tínhamos o apoio de muita gente e peço desculpa por ter fechado o canal. Gomen!
Bom, já no caso do face duas coisas aconteceram, uma delas foi a falta de alcance da plataforma. Desde que entramos, nosso alcance foi diminuindo e nossa página não alcançava mais leitores e os que lá estavam não viam as atualizações. Com isso resolvemos que aquilo não iria pra frente. O face diminuiu o alcance para que as pessoas pagassem o engajamento, mas mesmo pagando o alcance era ridículo e muito menor do que era antes.
Outra coisa que nos fez sair foi que o face se tornou um lugar desagradável. Descobrimos que os algoritmos não estavam lá pra nos ajudar e sim deixar todos loucos. Os posts polêmicos tem muito destaque, e quando vc comenta e compartilha esses posts o algoritmo te dá mais do mesmo assunto. Todos os posts que vc se manifesta rapidamente e repercute tem um super alcance e o face vive disso, vive de polêmicas e memes. E o usuário cai nessa e acaba virando um ser irritado por ser metralhado com assuntos revoltosos e fake news. Durante as eleições aquilo ficou insuportável e ainda está.
No face tudo ganha um poder de ficar horrível, até coisas boas são levadas a mal. Lá os veganos são horríveis, as feministas são horríveis, os protetores dos animais são horríveis, as minorias são horríveis, os fãs das coisas que vc gosta são horríveis, os religiosos são horríveis, os ateus, e por aí vai. As pessoas ficam deprimidas com tanta coisa negativa.
Notei que a maioria dos meus amigos postavam que estavam mal quase todos os dias, na segunda todos queriam se matar. Não adiantava tentar levantar a bola das pessoas, umas até achavam que estávamos sendo falsos e mandava nossa positividade pra aquele lugar. Mas logicamente o humor das pessoas era totalmente influenciado pelo negativismo da plataforma. Era mais fácil ler um post amargo de um amigo do que ver seus desenhos e conquistas.
Passei um ano observando e vi que nada ia pra frente e as pessoas até repetiam opiniões, no verão reclamam do calor, no carnaval diziam que odiavam aquilo, no inverno era guerra de quem amava o frio contra quem odiava... no fim do ano brotava os protestos contra os fogos. Chega uma hora que a gente começa a pirar.
A gente até já sabe quem vai reclamar dessas coisas... e tem os amargos contra tudo. Mas isso não é culpa das pessoas como disse, é coisa dessa empresa que só nos aluga pra ganhar dinheiro e não nos dá nada em troca. Eles devem se divertir vendo a guerra que é de opiniões e pior, usam nossa opinião contra nós e até mesmo para mudar eleições.
Conheço pessoas que na vida real são amáveis, tímidos e mal falam com colegas da faculdade, mas no face são monstros mal educados, xingadores e ideologistas idiotas. E outros que na vida real são pessoas horrorosas e preconceituosas que no face são pessoas lindas, amáveis e cheias do Espírito Santo. amém. Elas amam crianças, mas odeiam seus filhos...
O face nos torna tolos, tira nosso livre-arbítrio e nos faz odiadores que acham que estão lutando por uma causa, só que não. Os críticos falam mal dos críticos e rebatem críticas se achando melhores, mas esquecem de criticar o filme em si. Até mentem que foram ao cinema, mas baixou o filme de alguém que filmou a tela.
E também tem os falsos desenhistas, pessoas que dão o truque enganando os outros que é bom em sua arte, mas é truque de photoshop e SAI. A vaidade rola solta lá. Pseudo faminha forçada tem muita lá porque as pessoas não conseguem ser humildes e falar a verdade. Lá todo mundo arrasa de vender bem nos eventos, dizem que são convidados, mas estão pagando, essas coisas bobas rolam muito. Ilustradores que soltam maravilhosas ilustrações de dois em dois minutos rsrs Isso acontece no YT também, muitos desenhistas dando o truque. Compram visitas e likes, fazem vídeos speed dando o truque com desenho pronto em baixo.
Mas isso é por causa das redes sociais, as pessoas preferem mentir pra elas mesmas pra ter alcance, likes e comentes. Surgem também a cultura do panelismo. Pessoas destalentadas que se juntam pra fazer sucesso, só que não... Surgem os odiadores de elogio, eles odeiam a palavra dom mesmo nem acreditando em Deus porque sabem que Deus, mesmo que não exista, jamais daria algo pra eles rsrs Repudiam a palavra talento e por aí vai, dando a desculpa de que tudo é trabalho duro, esforço, que não é assim. Mas é truque pra disfarçar seus defeitos. O elogio no face é perigoso. Bom, piadas à parte, eu cansei de lá e do comportamento de muitos lá.
Logicamente não saí de lá antes por causa das pessoas que gosto, que conheço pessoalmente. Dos artistas verdadeiros. Mas de uns tempos pra cá isso não andou compensando, não fazia mais frente aos posts revoltosos e de depressão. Na época das eleições o Inktober e o Skechtember passaram batidos, era inútil postar um desenho ou fazer algum lançamento. As pessoas estavam embebidas na loucura de opiniões políticas horrorosas e defesas inúteis de causas. Foi uma experiência muito desgastante, isso porque eu ainda ficava sem logar por dias. Tentei ficar na minha, mas isso também não ajuda, o negativismo te atinge de qualquer forma. Ninguém mais quer saber de coisas boas porque até coisas boas são distorcidas lá.
Acredito que o YT e FB são uma ilusão, é o ouro dos tolos. Somos atraídos pra lá pensando estarmos conectados com o mundo e achando que vamos crescer e até fazer grana, mas é tudo propaganda e chateação, só isso. É uma grande manipulação de algoritmos pra vender as pessoas, nós somos o produto deles. Quanto mais deprimidos e estressados, melhor pro mercado de remédios, quanto mais vaidosos melhor pro mercado de likes.
Resolvi seguir o conselho de uns amigos, se não está contente [ duvido que as pessoas estejam também] saio eu. ^^
Ah! Depois visite nosso site pra saber o que está rolando no Futago! Não vamos parar mesmo sem essas redes! Beijos e até o lançamento dos mangás!



Um comentário:

Alan Morais Godinho disse...

Eu ri desta postagem. Lol Tem muitas verdades aqui. Muitas coisas que você disse aqui me fizeram refletir sobre adentrar aquele lugar novamente. Facebook é um antro de toxidade. Pessoas invejosas, manipuladoras, falsas. Posso dizer isso por que até eu não fui um bom exemplo lá, mas pelo menos percebi isso. Há pessoas lá que exalam toxidade há anos e nem se deram conta ainda. Você nem deve fazer ideia quem sou mas eu havia comentado em sua página do futago estúdio lá em meados de 2014, coloquei na linha do tempo da sua página uma ilustração minha e disse que admirava seu trabalho então você comentou se eu havia adquirido seu mangá e eu disse: "não" kkk

É, na época não tinha muita grana, só tinha 200 R$(e que havia encontrado no chão, acredita?) kkk
Mas infelizmente o gênero de mangás que você produz não é o meu tipo, sou hétero e não vejo razão para ver um romance entre homens. Nem um romance entre lésbicas me interessaria. Enfim, você faz ilustrações avulsas? Se sim, talvez eu encomende uma ilustração de você. Se tiver contato só passar, ok. Independente do gênero de mangá que você produz, acima disso, Admiro o fato de você estar produzindo mangás no Brasil mesmo sabendo que não é uma máquina de fazer dinheiro. Não sei qual sua vertente política/religiosa mas parece ser algo mas neutro ou pé no chão. Enfim, boa sorte e passar bem! 😃☺️🙂